sexta-feira, maio 14, 2010

Estados de Vida na Palavra de Deus



Ó Divino Espirito enchei as nossas almas para que possamos nos entregar totalmente, a exemplo da Virgem Maria.

"Vinde Espirito Santo enchei...."

Tomemos a palavra de Deus em Mat. 19, 12.

"Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmo se fizeram eunucos por amor do Reino de Deus".

A cada um é dado compreender o que Deus quer, o que ele escreveu em nossas almas dedes o principio. Assim Jesus convida a segui-lo mais d eperto, mas nem todos, porque a ums disse: "Crescei e multiplicai-vos" a outros "Deixa teu pai e tua mãe, vem e segue-me!".

No coração da Igreja, os fieis são chamados a viver em cada um o seu chamado, que são divididos em três estados plenos da graça de Deus, o matrimônio, o celibato consagrado e o sacerdócio. A Igreja é uma jardim, como nos disse o Papa João Paulo II, pois, cada um é chamado a florescer nesse jardim, com os diversos estados de vida.

I- Matrimônio

Deus é o próprio autor do casamento, que escreveu na natureza do homem e da mulher a vocação ao matrimônio conforme foram criados. Hoje o matrimônio foi totalmente banalizado, sofrendo diversas alterações pelas mãos humanas.

Deus criou o homem por amor, e também o chamou pro amor para parilhar da sua graça.

Insituido no paraiso o primeiro chamado de deus ao homem.

"Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança. E os abençoou, frutificai disse ele e multiplicai-vos, enchei a terra" (Genesis 1, 27-28).

Este chamado não deve ser dissolvido senão pela morte, pois o que Deus uniu o homem não separa.Os que são chamados ao matrimônio devem viver a castidade conjugal, a fidelidade ao seu conjuge.

O homem e a mulher foram cirados um para o outro, como nos afirma a Sagrada Escritura: "Não é bom que o homem esteja só (Gn 2, 18)." Por isso a mulher é carne de sua carne, e foi dada por Deus como um auxilio ao homem.

É um sacramento que representa a união de Cristo (O Esposo) com a Igreja (A Esposa).

"De modo que já não são dois, mas uma só carne (Mt 19, 6)"

Ler e meditar sobre esse chamado de Deus em nossas vidas: Mal 2,14, Mt 19, 3-9, Ef 5, 32. Gn 1, 26-28, Gn 2, 24s, Mt 19, 6s.

II- Celibato Consagrado

O estado de vida que é constituido apartir da profissão dos conselhor evangélicos, castidade, pobreza e obediência.

Só é possivél com o auxilio da graça de Deus. Cristo inaugura o celibato: "Há eunucos que se fizeram por causa do reino de Deus (Mt 19, 12)".

O Próprio Cristo nos aconselha, quando nos diz que todo aquele que deixar pai, mãe e irmãos por sua causa, receberá cem vezes mais ainda nesta vida (Mt 19, 29).

O celibato consagrado é um chamado a uma vivência mais intima da primeira consagração, que se inicia no batismo, com uma entrega total a Deus.

O apostolo Paulo nos aconselha: "Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é. Está casado? Não procure desligar-te. Não está casado? Não procure mulher.

O solteiro cuida das coisas do Senhor, de como agrada o senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar a esposa (I Cor 7, 26.32).

Percebam que o apostolo disse, o solteiro cuida das coisas do Senhor, isso quer dizer que o solteiro vive totalmente pro Senhor. Não que o casado não possa viver, mas ele também tem que se preocupar com a familia, filhos e esposa. Por isso que o celibato consagrado é um aperfeiçoamento da primeira consagração, o batismo.

Peçamos ao Senhor a graça de vivermos segundo a sua vontade, que está escrita em nossas almas desde nossa criação.

"Aos homens isto é impossivél, mas a Deus tudo é possivél (Mt 19,26)".

III- Sacerdócio

Cristo, sumo e eterno sacerdote imolou-se uma única fez por amor.

Todo povo de Deus é chamado a participar do sacerdócio de Cristo. pelo batismo tomamos posse da participação no sacerdócio de Cristo.

O sacerdócio vem desde o antigo testamento, como o sacerdócio de Melquisedec, que se doou totalmente ao serviço do Senhor, como sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14, 18) e é considerado pela tradição da Igreja como prefiguração do sacerdócio de Cristo, único sumo sacerdote.

Mas todas as prefigurações do sacerdócio na antiga aliança encontram o seu cumprimento perfeito em Cristo Jesus.

Cristo na sua última ceia institui o sacerdócio ministerial, chamando algums a segui-lo bem mais de perto, sendo persona Christi.

A vocação sacerdotal é um chamado a ser vitima pela humanidade no papel de Cristo, oferecendo a deus orações pela humanidade.

As cartas de são Paulo dirigidas a Timoteo, são de algum modo dirigidas aos sacerdotes ministeriais.

Não me a palavras que possam falar ou descrever tais chamados. Deus que escolhe a cada um e escreve em nossas almas sua divino vontade possa a cada dia nos formar por seu Divino Espirito Santo.

Rezem com a palavras de Deus, pois ele nos conduzirá por seus caminhos.

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