quinta-feira, março 03, 2011

Irmãs Terciarias Franciscanas Regulares de Todos os Santos




Somos um daqueles infinitos ramos que ao longo dos séculos foram nascendo e crescendo em formas variadas, encarnando o carisma franciscano segundo o tempo e o espaço respondendo as necessidades de cada época. As nossas primeiras irmas foram da Ordem Terceira Franciscana da paróquia de “Ognissanti” (=Todos os Santos) na cidade de Florença- Itália. Foi aí que Francisco escreveu a forma de vida para os membros da Ordem Terceira e aí que Francisco deu o hábito aos primeiros terceiros. Desde entao até hoje sempre existiu a presença permanente da Ordem terceira junto com os Frades menores na sobredita paróquia.


No ano 1711, a ministra da Ordem Terceira, indo ao encontro das exigencias de algumas senhoras da sua Ordem, comprou uma casa para habitarem juntas, dedicando-se mais a oraçao e a prática da caridade fazendo especialmente visitas aos doentes da Ordem e cuidando da capela do Santíssimo Sacramento que era confiada aos cuidados da Ordem Terceira.
Por muitos anos eram em numero fixo de 12, como os 12 apóstolos e 12 tribos de Israel. Depois, por volta de 1792 começaram algumas atividades especiais indo ao encontro das exigencias do bairro e assim abriram uma escola dando educaçao gratuita as crianças pobres. E, portanto a estrutura da escola exigiu que entrassem mais membros na congregaçao e assim aumentou o número de irmas como também as atividades que desenvolviam.


Aos poucos começaram a abrir outras casas em outras paróquias e cidades e as irmas foram crescendo em estrutura e organizaçao interna. Os frades menores davam todo o apoio moral e espiritual, chegando até certo momento o ministro geral dos Frades Menores ser o superior maior da Congregaçao. No ano 1905 as Irmas já tem as Constituiçoes e Regra própria reconhecida pelo direito Diocesano e no ano 1939 como Instituto pontifício. E a partir daí o Instituto começou a se espalhar em várias partes da Itália.


Além do mar:

No ano 1976 o Instituto começa sua missao no extremo oriente abrindo assim casas na terra indiana, no primeiro momento no estado de kerala, sul da Índia e depois aos poucos espalhando-se nos vários estados do país. Hoje temos um número de 300 Irmas indianas que trabalham em vários estados da Índia e algumas ainda fora do país, como na Itália e aqui no Brasil.

No ano 1992, enquanto o Brasil e a Europa estavam celebrando os 500 anos da entrada dos europeus e do cristianismo na América Latina, especialmente no Brasil, nossas irmas foram convidadas pelo Primaz do Brasil de entao, Dom Lucas Moreira Neves, cardeal e arcebispo de Sao Salvador- Bahia de Todos os Santos, para trabalharem na sua diocese. Assim para a festa de Todos os santos, as primeiras tres irmas chegaram aqui e abriram a primeira casa na cidade de Candeias- BA.


As irmas começaram a dedicar-se mais ao serviço dos pobres e crianças carentes do bairro e assim surgiu a idéia de abrir uma escolinha para essas crianças carentes e necessitadas de tudo. Depois chegaram mais irmas e abriram outras casas na mesma diocese e no ano 2003 no estado de Pernambuco, na diocese de Afogados da Ingazeira, a pedido do bispo diocesano de entao, Dom Luis Pepeu, (OFM Cap). Hoje temos o noviciado na cidade de Salvador – BA e o postulantado e aspirantado na cidade de Candeias. As irmas dedicam-se nas várias atividades pastorais, nas escolas e dedicando, sobretudo na formaçao dos jovens e adolescentes.

No primeiro lugar verificar a motivaçao da sua entrada: Voce se sente apaixonada por Jesus? Deseja se entregar totalmente ao Amor que nunca trai e somente atrai cada vez mais ao amor?


Entao o segundo passo entrar em contato conosco por telefone, cartas ou por outros meios de comunicaçao: dialogo, colóquio, e-mail etc. Depois participe dos encontros vocacionais que serao momentos especiais para escutar a voz de Deus e discernir melhor no silencio e na escuta da Palavra. Quando voce faz o acompanhamento vocacional teria vários momentos para aprofundar e conhecer a vocaçao. E quando decidir mesmo que voce quer, vai haver um mes de experiencia da convivencia. Depois de tudo isso se voce quer mesmo abraçar essa vida, junto com a irma que lhe acompanha, vai decidir quando entrar definitivamente.


Uma vez que entrar, terá ainda momentos para discernir aprofundar: A formaçao inicial será etapa por etapa: Aspirantado (1 ano), postulantado (1 ano) e noviciado (2 ano). Depois disso fará a profissao simples fazendo votos da castidade, pobreza (sem nada de próprio) e obediencia. Assim por 5 anos renovará os votos a cada ano e depois dos 5 anos fará a profissao perpetua: a entrega perpetua e total a Deus e ao serviço da Igreja.

Nao mais voce terá nada para possuir, ganhar ou acumular se nao a santidade vivida na fraternidade e testemunhada nas atividades. Tudo o que fizer é simples e gratuitamente, pois, recebeu tudo gratuitamente. Somente a Ele toda a glória e toda a honra!


A oraçao comunitária e pessoal e a meditaçao cotidiana da Palavra e da consumaçao do Pao será o sustento no seu caminho. O serviço gratuito será seu salário. O amor gratuito dos milhares e miríades que vai encontrar cada dia na sua vida serao suas maes, irmaos e irmas.

O Carisma do nosso Instituto é a conversao continua, fruto da meditaçao da Palavra, vivenciada na oraçao - pessoal e comunitária -, na vida fraterna, nas atividades e em fim, em todos os momentos como as alegrias e tristezas cotidianas. As atividades pastorais sao: educaçao, especialmente as crianças carentes, assistencia a juventude, as famílias, aos doentes trabalhando nos hospitais e nos abrigos, catequese, missoes etc.


Há algumas características franciscanas que nos destacam: a simplicidade e menoridade, através as quais que Francisco conseguiu conquistar o mundo. A alegria franciscana provém do espírito de renúncia. Livre dos bens terrenos, mais facilmente a criatura humana poderá atravessar o caudaloso rio da vida. Ninguém como Francisco compreendeu de maneira mais clara a sublimidade da pobreza evangélica, meio admirável para se alcançar as alturas do céu.


A lógica de Francisco era deixar tudo para abraçar todos; nao possuir nada, para possuir tudo; abraçar nada para abraçar tudo. Francisco, em poucas palavras, renunciou tudo para possuir tudo! A convicçao de “ser filho” facilitou Francisco na prática da virtude.

A Obediencia ao Criador e aos mediadores (que sao os superiores), que sao a garantia certa da vontade de Deus. Amando todos sem excluir ninguém, Francisco conseguiu viver de maneira perfeita a virtude da castidade. O amor fraterno ele vivia nao somente para com os próprios frades, mas alargando até ao último irmao. Como a Igreja, a Ordem Franciscana também considera todos os homens essencialmente fraternos, feitos todos a imagem de Deus. Para Sao Francisco, nao havia, de modo algum, diferença de raça, cor, posiçao social, classe ou naçao, pois todos sao perfeitamente iguais; por todos eles morreu Jesus Cristo na Cruz. Todos sao justos em Jesus: brancos ou negros, europeus ou africanos, americanos ou asiáticos! Francisco, pessoa que desejou amar como Jesus amou e sofrer como Jesus sofreu, é um exemplo vivo para cada homem e mulher de cada tempo, que quer amar e sofrer por amor ao Amado, que quer apaixonar-se por aquele que é “o mais belo entre os filhos dos homens”, “o verdadeiro Homem e o verdadeiro Deus”!



Telefone de uma de nossa em Candeias-Ba: (71)36054951.

Venha conhecer nossa maneira de viver a alegria do Cristo Pobre, Casto e Obediente!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir