sábado, junho 04, 2011

Fraternidade Arca de Maria

 Procura-se

Jovens, que queiram dizer seu sim como Maria.
Jovens, que queiram viver para Deus, que não tenham medo de gastar sua vida para glorificar o Senhor e servir ao próximo, sobretudo os mais pobres, sofredores e sozinhos.
Jovens, que não tenham medo de serem pobres como Jesus e seus santos apóstolos, que amem a Santa Igreja e tenham em Deus sua única riqueza.
Jovens, para adorar Jesus e fazê-lo por todos conhecido, amado e adorado. Que queiram viver a radicalidade do Evangelho e seguir os passos do Crucificado com alegria e amor.
Jovens, que acreditem no céu, no amor e que não exitem em deixar tudo para abraçar o “TUDO” que é Jesus.Jovens de coração generoso e agradecido que queiram corresponder ao amor com que primeiramente foram amados.
Jovens que queiram viver a santidade como sua primeira vocação.
“Arqueiros”, que queiram servir a Deus conosco.
Jovem, a verdadeira felicidade está no coração daqueles que se rendem continuamente à vontade de Deus.


“O patrimônio próprio de uma comunidade é o seu carisma.
 Ele nos levará à santidade, na medida em que lhe formos fiéis”.
 
O nosso carisma está fundamentado na vivência e propagação da Total Consagração a Jesus por Maria Santíssima ou Santa Escravidão de Amor, segundo o método de São Luís Maria G. de Montfort, para que venha logo o Triunfo do Imaculado Coração de Maria.
Esta consagração se caracteriza pela entrega de tudo que somos e possuímos à Santíssima Virgem, para que através d’Ela possamos pertencer a Deus de uma maneira mais perfeita, crescendo em graça.
A missão que Jesus deu a Nossa Senhora foi a de formar verdadeiros adoradores de Deus. Pela Total Consagração, nós acolhemos Maria em nossa “casa” (coração) e Ela nos acolhe na Escola de seu Imaculado Coração, onde aprendemos o verdadeiro amor a Deus e ao próximo, bem como as demais virtudes que farão de nós verdadeiros cristãos. É uma perfeita renovação das promessas do Santo Batismo. Fazendo esta consagração damos o nosso sim a Jesus que nos deu Maria por Mãe, Mestra e Formadora.
Enfim, desejosos de que Jesus Cristo reine no mundo, nos empenhamos, pela vivência e propagação da Total Consagração, para que venha logo o “Reinado de Maria” ou o “Triunfo do seu Imaculado Coração”, pois este será o meio pelo qual se dará então o “Reinado de Jesus”.  
“Quando virá esse tempo feliz em que Maria será estabelecida Senhora e Soberana nos corações, para submetê-los plenamente ao império de seu grande e único Jesus? Quando chegará o dia em que as almas respirarão Maria, como os corpos respiram o ar? Então, coisas maravilhosas acontecerão neste nosso mundo, onde o Espírito Santo, encontrando sua querida Esposa como que reproduzida nas almas, a elas descerá abundantemente, enchendo-as de seus dons, particularmente do dom da sabedoria, a fim de operar maravilhas de graça. Meu caro irmão, quando chegará esse tempo feliz, esse século de Maria, em que inúmeras almas escolhidas, perdendo-se no abismo de seu interior, se tornarão cópias vivas de Maria, para amar e glorificar a Cristo? Esse tempo só chegará quando se conhecer e praticar a devoção que ensino:“Ut adveniat regnum tuum, adveniat regnum Mariae”. (T.V.D. n.217).
Vivência do carisma 
A adoração

A vivência da Santa Escravidão de Amor a Jesus por Maria se dá na adoração amorosa e reparadora do Santíssimo Corpo de Deus, fim último de toda a nossa devoção, esforços e sacrifícios.
Alegria e alimento de nossa alma.
Adoramos Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do altar (principalmente pela santificação dos sacerdotes), de forma contínua e ininterrupta, pois é a partir do contato pessoal com Nosso Senhor, recebemos a força, o amor e a alegria, necessário para servi-lo no próximo e anunciá-lo a todos. 

O acolhimento aos sofredores de rua
 
Como instituição religiosa e a exemplo da Igreja, comprometida com o próximo e a causa social, desenvolvemos um trabalho de acolhimento e assistência junto aos irmãos de rua, doentes abandonados e necessitados. Esse acolhimento é feito sem distinção de etnia, cor, condição social ou credo religioso.
A pastoral de rua é um ramo do apostolado realizado pelos irmãos e irmãs religiosos, pelos leigos consagrados e por leigos que acompanham este trabalho. Estes percorrem as ruas da cidade levando alimento material e espiritual aos irmãos pobres, abandonados nas ruas.
Todos aqueles que desejam sair da rua são conduzidos às nossas casas para se alimentarem, vestirem e receberem encaminhamento médico, caso seja necessário.
Aqueles irmãos e irmãs que necessitam de algum tratamento e cuidado especial, como auxílio para higiene pessoal, alimentação e locomoção, são assistidos pelos religiosos. O transporte dos doentes aos hospitais e seu acompanhamento, é realizado por nós.
Queremos que nossas casas tornem-se verdadeiros lares para eles, e, portanto, desde que respeitem as regras das casas, podem morar conosco por toda a vida. Na medida do possível tentamos ajuda-los a se reintegrarem a sociedade como cidadãos, conscientizando-os da sua dignidade de filhos de Deus Altíssimo e da sua sublime vocação.

Missão evangelizadora 

O Senhor concedeu-nos uma missão evangelizadora bastante abrangente, posto que se trata de viver e propagar a devoção e consagração a Nossa Senhora (patrimônio da espiritualidade da Igreja Católica).
O caráter missionário da comunidade está a serviço da Igreja e concretiza-se no anúncio da pessoa, vida e doutrina de Jesus Cristo Nosso Senhor às famílias, aos jovens, às crianças, enfim, a todas as pessoas, nos diferentes grupos. Isto fazemos através de palestras, encontros, retiros, missões populares, cenáculos e catequese, também com o auxílio dos meios de comunicação como jornal, internet, rádio e TV.

Trabalho Caritativo Social
Expressamos nossa preocupação e zelo pela pessoa humana como um todo. Por isso, em conjunto com a atividade evangelizadora e por causa da nossa espiritualidade, desenvolvemos um trabalho caritativo-social, socorrendo e assistindo os irmãos mais pobres e sem lugar, os doentes abandonados e os necessitados em geral que estão em situação de risco. Estes, conforme a especificidade da sua carência (se são gestantes, moradores ou moradoras de rua, doentes, etc) são acolhidos respectivamente em nossas casas apropriadas as suas necessidades, sem distinção de raça, cor ou credo religioso.
O acolhimento é feito através da “pastoral de rua”, do encaminhamento dos Órgãos de Assistência Social governamentais e dos hospitais de diferentes cidades, etc. Outros, sabendo serem sempre acolhidos, vêm por si mesmos para fazerem suas refeições, higiene pessoal ou receberem algum tipo de assistência.
O nosso trabalho reveste-se de importância para a sociedade à medida que não apenas ajudamos aos pobres mais pobres, mas ainda contribuímos com o Setor Público na resolução de graves problemas sociais, sendo que o público que nós atendemos é bastante difícil e também muito discriminado exigindo paciência, disponibilidade e sobretudo muito amor, o qual motiva a continuidade.
Não possuímos funcionários, e apenas conseguimos desenvolver este trabalho por causa do grande número de religiosos, religiosas e leigos consagrados a este serviço.
Nas casas de acolhimento são oferecidas quatro refeições diárias, catequese, opções sadias de recreação e acompanhamento médico-hospitalar.

A pastoral de rua:


Todas as semanas, saímos pelas ruas de Anápolis e outros centros urbanos, por volta das 22:00 hs para ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que sofrem nas ruas. A estes procuramos levar o alimento material e espiritual: cantamos, rezamos, tomamos alimento e, sobretudo ouvimos seus problemas, experiências, dificuldades e suas dores. Sempre os convidamos para virem conosco, e aqueles que querem são encaminhados para alguma de nossas casas, onde receberão uma melhor assistência, dentro de nossas possibilidades.
Nossas casas não são albergues nem fazendinhas de recuperação, antes são lares para todos que não possuem um lar. Os pobres doentes e abandonados podem ficar o tempo que quiserem, desde que respeitem as normas da casa.
Apesar da extensão do trabalho não possuímos ajuda governamental para manutenção da obra e saneamento das elevadas despesas. Todo este trabalho é mantido pela Divina Providência, que se manifesta na ajuda das pessoas de boa vontade que com o coração solidário colaboram para o socorro daqueles que mais sofrem. Contudo o número de acolhidos, especialmente doentes, têm crescido muito juntamente com as despesas por isso necessitamos sempre de novos colaboradores.

Ajude-nos a continuar socorrendo os mais sofridos entre os pobres. Contamos com a sua ajuda!

Escritório "Nossa Senhora  Mãe da Divina Providencia"
escritoriodivinaprovidencia@yahoo.com.br  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
FRATERNIDADE ARCA DE MARIA  
Banco do Brasil
Conta Corrente: 435 306 - 4
Agência: 0324-7
Código: (SWIFT) BRAS BRR JBSA

Onde Estamos
ANÁPOLIS-GO


Casa São José (Irmãs)
Rua Anápolis, Lt. 01, Chácara 07 – Sítios das Laranjeiras
CEP: 75135-760
Tel.: (62) 3316 5841


Casa Nossa Senhora dos Pobres (Irmãos)
Rua Rotary, Qd. H, Lt. H – Jardim Goiano
CEP: 75140-550
Tel.:(62) 3321 1232


Casa Santa Isabel (Leigos)
Rua Suely B. Terra, Qd. 10, Lt. 24 – Sítios Vale das Laranjeiras


ITUIUTABA-MG


Casa Santa Juliana Mártir (Irmãs)
Rua Isaías Andrade de Souza, 914 – Platina
CEP: 38307-050
Tel.: (34) 3262 0769


GUARULHOS-SP


Casa São Luís Maria (Irmãs)
Rua Manzagão, 206, Cumbica
CEP: 07180-360
Tel.: (11) 8180-3046


JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE


Casa Nossa Senhora das Graças (Irmãs)
Av. 08, n.º 70, Curado IV
CEP: 54220-150
Tel.:(81) 8509 9930


VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE


Casa Sede de Sabedoria
Noviciado Feminino


POMBOS-PE


Casa Imaculado Coração de Maria
Noviciado Masculino


SALVADOR-BA


Casa Santa Rosa de Viterbo (Irmãs)
Rua Dr. Ernani Garcia Rosa, 55-E, Chapada do Rio Vermelho
CEP: 41925-035
Tel.: (71) 9180-9300

Um comentário:

  1. O Numero de contato para a casa Nossa Senhora dos Pobres, da Fraternidade Arca de Maria mudou, agora é o (62)37060991.
    Salve Maria Virgem Puríssima!

    ResponderExcluir