sexta-feira, julho 09, 2010

Missão Eucaristica Voz dos Pobres


Visitem o Site da Missão: http://sites.google.com/site/vozdospobres/home

Histórico

A Missão Eucarística Voz dos Pobres começou a vivenciar o seu carisma por volta do mês de julho de 1996 no bairro do Butantã, zona -oeste de São Paulo, quando seu fundador estava indo a Santa Missa de domingo na Paróquia N.S. dos Pobres em uma tarde de frio e garoa e ouviu em seu coração um irresistível convite de Deus. Estando ele dirigindo o carro com sua esposa, passou por dois "mendigos"de rua que estavam deitados na calçada e escutou no seu coração a seguinte frase: "Traga para estes irmãos uma coberta e um lanche". Naquela hora ele não parou e foi à Santa Missa, no momento da comunhão aquela mesma voz ficou mais forte. Então quando terminou a Santa Missa voltou para casa, chamou seu irmão e disse o que tinha lhe acontecido e decidiram fazer o lanche e levar o cobertor para aqueles irmãos, ao entregar-lhes os lanches e os cobertores um deles o Sr. Agenor disse: "Deus existe e me ama, porque eu falei hoje para Deus, se você existe e me ama me traga hoje um cobertor e um lanche". Depois disso todos os dis eles começaram a cuidar dos pobres da região e muitas pessoas se juntavam a eles neste trabalho, iam a Santa Missa diariamente rezavam o terço e levavam alimento e roupas aos moradores de rua. No dia 19 de agosto de 1996, conheceram a Fraternidade Toca de Assis e seu fundador Padre Roberto que na época ainda era diácono, começou então uma grande amizade e comunhão que fez as duas comunidades uma só, e assim caminhamos juntos durante 13 anos até o dia 22 de julho de 2009, quando por motivos pastorais houve a separação das comunidades, conservando, porema amizade, acomunhão de coração e o respeito entre elas. Após esta separação, começou então a ser escrito o estatuto próprio da Missão Eucarística Voz dos Pobres, sob orientação do Padre Tiago Wenceslaw que é um competente canonista e com a ajuda dos padres: Pe, Serginho, Pe. Rocha, Pe. Borges e outros sacerdotes amigos, sob as bençãose orientações de Dom Mamede Filho, Bispo Aux. da Lapa na arquidiocese de São Paulo.

Carisma

Nosso carisma é resumido em 4 pontos principais em honra a Santísima Trindade e a Virgem Maria. 1°- Em honra a Deus Pai: A Santa Missa é o centro e a razão de viver da Missão Eucarística Voz dos Pobres, por isso todos os missionários devem participar se possível diariamente com todo fervor, adoração e zelo do Santo Sacrifício da Missa, manifestando interna e também externamente nossa adoração ao Nosso Grande Deus e Senhor Jesus Cristo Sacramentado, e devemos viver a Santa Missa em nossas vidas de modo q se torne uma Missa prolongada. A Adoração Eucarística fora da Santa Missa também é essêncial, necessária e fundamental na vida dos Missionários Eucarísticos, sem ela não poderemos viver plenamente nosso chamado. 2-° Em honra a Deus Filho: O Amor Eucarístico pelos pobres, devemos sair em busca dos sofredores de rua, os mais pobres dos moradores de rua, cuidar de suas feridas, levar alimentação, roupas, cobertas, mais principalmente amor. Não devemos buscar fazer grandes obras sociais, pois, para nós o que importa é a pessoa do pobre, devemos enxergar Nosso Senhor Jesus Cristo sob o véu do sofrimento e da pobreza e amo-lo com Amor Eucarístico, ou seja, gratuitamente em verdadeira ação de graças, sem nada esperar em troca. Nunca, mais nunca mesmo devemos deixar de ir para as calçadas das grande e pequenas cidades em busca dos pobres, nenhuma razão e nenhum pretexto devem nos fazer deixar de ir a pastoral de rua, pois é na cruz da calçada que nos encontramos com Nosso Senhor Jesus Cristo. 3°- Em honra a Deus Espírito Santo: A ação profética em favor da justiça e da verdade; Todos os missionário Eucarísticos são chamados a anunciar e denunciar toda forma de opressão e injustiça contra os pobres, mas não como revolucionários ou guerrilheiros, e sim com caridade, buscando a conversão do opressor e injusto,pois Deus quer a conversão de todos e a todos ama com amor infinito. Não podemos deixar q a revolta e o ódio entre em nossos corações quando nos depararmos com situações injustas, mas sim devemos deixar que o Amor Profético de Cristo nos inunde de coragem para anunciar a verdade que liberta, mesmo que isso nos custe a própria vida. 4°- Em honra a Virgem Maria: O amor ao sacerdócio de Cristo; Todos os Missionários Eucarísticosdevem ter pelos Sacerdotes católicos todo amor e respeito, não permitindo que nossos lábios falem mal ou juguem os sacerdotes, pois só a Deus cabe o julgamento. De nossa parte devemos tratar todos os Sacerdotes com carinho e cerca-los de amor. 

Quer ser um(a) missionário(a)?

Amados Filhos da Santa Igreja de Deus...
A Missão Eucaristica Voz dos Pobres criou este site para informações,muitos não entendem o nosso serviço aos prediletos de Deus... os pobres. Aqui você poderá se informar de forma mais intensa o que vem a ser a Missão.
Talvez voce mesmo(a) não se interesse por este tipo de serviço a Deus, uma vez que existem também outras formas de ser reflexo do amor de Deus, mas creio que muitas pessoas gostariam de servir o Céu desta forma, se voce quiser venha ajudar os irmãos sofredores que estão nas calçadas vivendo a dor do abandono e do desprezo, esquecidos pela brevidade do tempo e do sopro de um instante que se chama vida.
Na certeza que o Santo Sacrificio não termina nos altares das Igrejas do mundo inteiro, mas se extende de forma visível nas situações penosas de nossas vidas, ajude-nos a dar Voz a quem nao tem Voz, ajude-nos a mostrar ao mundo caótico e confuso que anjos existem, e eles saem de seus institutos, conventos, paroquias e lares para as ruas, suas vestes passam longe da brancura das antigas gravuras e quadros ilustrados, muitos usam marrom para serem pobres com os pobres, nem asas pra voar possuem. Trazem consigo um amor sem igual vindo da Santa Missa, para a alma dos pobres sofridos que jazem nas ruas, esperando amor e uma certeza de crer que ainda existe a possibilidade de esperar em Deus.
Isso nao pode ser comparado ao assistencialismo, entrega de marmitex para aliviar a consciencia ou estagio de enfermagem na rua... Isso se chama AMOR!
AMAR, SOFRER, PERDOAR E CONTINUAR
Padre Serginho - Missao Eucaristica Voz dos Pobres.
 
Entre em contato com o casal Rafael e Pamela:
Tel: (11)2366-6803 / (11)9266-3534
E- mail:lilica.pam@hotmail.com

Um comentário: