segunda-feira, julho 05, 2010

A Vida Enclausurada Carmelita Descalça


A Vontade de Deus É a Nossa Paz


Santuário de Nossa 
Senhora do Carmo O propósito da vida carmelitana é preciso. É uma vida de oração e sacrifícios pela santificação dos sacerdotes e a salvação das almas. É uma participação, uma partilha e um auxílio na vida sacerdotal. O trabalho da Freira Carmelita é trabalhar pelas almas, rezar e fazer penitência por aqueles que não rezam ou não fazem penitência por eles mesmos. Consciente de que esse belo mas exigente trabalho está acima de seu poder humano levá-lo a termo, ela humildemente depende da graça de Deus e Seu misericordioso amor para ajudá-la. Ele nunca falta para dirigir e para ensinar a sincera e generosa alma que procura fazer somente a Sua vontade.
Tudo é feito num espírito de alegre simplicidade. Nossa Santa Mãe, Santa Teresa D’Ávila, não teve amor pelos “santos de rostos tristes” e legou a cada uma de suas filhas Carmelitas, uma parte de seu próprio espírito caloroso e gracioso de alegria. A vida do Carmelo, embora necessáriamente seja uma vida de trabalhos e mortificação, é bem certamente também uma vida de maior felicidade e paz. Como é possível que uma irmã não possua uma profunda paz quando Deus lhe deu a garantia de Seu amor por lhe presentear com tão linda vocação? As Carmelitas regozijam-se por viver e trabalhar na Sua presença.


Conversa com Cristo

Oração Silenciosa Orar sem cessar com uma perfeição maior possível é uma meta muito importante para a Carmelita. É também um dever. Os jejuns, penitências, silêncio e solidão mandados pela Santa Regra são necessários para a oração ser genuína e frutífera. Estas práticas promovem o espírito de recolhimento, então muito desejado pela alma que deixa o mundo de lado para viver em união com Deus. Jesus deseja comunicar-se e dar-se em amor. É Sua intenção que esta sagrada união com Sua esposa Carmelita produza abundantes frutos nas almas de outros.
Os tempos de Oração formal são a Liturgia Tridentina da Santa Missa (Missas em latim) e o Ofício Divino, e duas horas de oração mental. O tempo de trabalho não é menos pleno de oração do que o tempo passado no coro (a capela do mosteiro). O dia inteiro é marcado pelo recolhimento e o contínuo esforço por viver a santidade e perfeição por amor do Divino Mestre.


Deus Ama a Quem Dá com Alegria

A solidão da Carmelita é alegremente equilibrada com uma amorosa vida de comunidade por que ela compartilha dos interesses, deveres e alegrias de sua família em Cristo. Ela tem companheiras em seu esforço para perfeição, Irmãs que ajudam na guiando, encorajando e apoiando em sua ascensão ao Monte Carmelo.
O vínculo forte, tão característico do Carmelo, é fortalecido pela recreação diária, durante a qual a Carmelita aproveita da companhia de suas Irmãs em descontraída e alegre conversa.
Todas as freiras executam suas tarefas diárias e deveres num espírito de caridade e apoio mútuos com um interesse generoso e sincero para o bem de todas. Cada uma compartilha no trabalho manual do dia-a-dia para suprir as necessidades da comunidade.


Servir a Deus É Reinar!

Recitação do Ofício Divino A vocação de uma Carmelita é uma vocação de grande alegria. É uma alegria para aquelas que sabem que é um privilégio servir a Deus na humildade, no silêncio e na vida escondida. A Carmelita tem grande esperança no Sagrado Coração de Jesus e em Nossa Senhora do Carmo, cujo Hábito sagrado é para ela um privilégio usar. Ela vive de acordo com a observância tradicional Carmelita, esforçando-se por responder com um devotamento desinteressado ao chamado de Deus nestes dias difíceis na história da Igreja e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário