domingo, julho 11, 2010

Religiosas do Caminho em Maceió auxiliam desabrigados vítimas das enchentes em Alagoas














A cerca de duas semanas, o município de Murici, no Estado de Alagoas, foi devastado pelas chuvas que atingiram o Estado alagaoano e parte de Pernambuco.
Murici fica a 50 km de Maceió e com uma população de aproximadamente 26 mil pessoas, teve mais de 9 mil moradores atingidos pelas enchentes. Seis pessoas morreram e 4.102 casas foram destruídas.
Em uma cidade devastada, sem moradia, roupa e alimentação, os moradores de Murici tem procurado socorro junto ao Hospital da cidade e grande parte da população se encontra com suspeita de casos de leptospirose, doenças respiratórias e de pele.
Os desabrigados se acomodaram em quatro galpões. No abrigo com só um banheiro, a maioria faz suas necessidades do lado de fora e tomam banho em um riacho barrento.
Frente à essa realidade, as religiosas da Fraternidade O Caminho que moram em Maceió (Fraternitas Santa Isabel da Hungria), se uniram aos desabrigados de Murici e, juntamente com as Irmãs Missionárias de Santo Antônio Maria Claret (Claretianas), que lá residem, puderam se colocar, verdadeiramente, à serviço desses pequeninos desamparados. 
Perante tantas carências, o sentimento de impotência ao ouvir histórias de tantas pessoas que perderam tudo, vendo anos de trabalho serem carregados pelas águas, causa profunda tristeza. Contudo, a fé em Deus fortalece e mesmo entre lágrimas, foi possível testemunhar nos rostos sofridos, um sorriso de esperança, que permite ao povo de Murici proclamar: “Com fé em Deus e em nosso padinho Cícero , vamos conseguir recomeçar…”
A força deste povo é para nós testemunho de fé!
Diante da dor, podemos presenciar a união e solidariedade, em um movimento que denomina-se “A ECONOMIA DA SOLIDARIEDADE” e que faz chegar aos desamparados auxílio em roupas, alimentação, produtos de higiene.
Buscamos ser o braço de Deus, que é amor e não desampara os seus pobres, mas ao contrário, concede-lhes o reino que é imperecível…”Bem-aventurados os pobres em espírito , porque deles é o Reino dos Céus’…(Mt5,3)
Em razão dessa necessidade iminente, conclamamos por doações, principalmente de colchões, eis que no momento é a maior necessidade da população, que em verdade de tudo precisa.
As doações podem ser entregues na Igreja de São Gonçalo, localizada no mirante São Gonçalo- Bairro do Farol, onde nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes,Ocarm, concentrou toda arrecadação de donativos, para distribuir nas diversas paróquias/prefeituras e assim alcançar os deasabrigados, além de outros pontos de arrecadação.
É nossa Igreja Missionária,discípula e Samaritana em ação!
…” O que fazemos é uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor!”(Madre Tereza de Calcutá)
Nossas religiosas, visitaram, ainda, a cidade de Sant’Ana do Mundaú, ofertando ao pároco Pe. Nilton Marques, todo apoio e oração frente este difícil momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário