sábado, abril 30, 2011

Não Vos Conformeis com este Mundo

A vida consagrada é uma antecipação das realidades celestiais. Ela é fruto da entrega generosa de almas que insatisfeitas com este mundo, e desejando ansiosamente fazer a vontade de Deus, decidiram-se por viver o céu já na terra.
Dizia nosso pai e patrono S. Paulo na sua carta aos romanos: “Eu vos exorto a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deu:este é o vosso culto”(Rm 12,1).Ser consagrado é abdicar da própria vida transformando-a numa oferta agradável a Deus.
O apóstolo continua: “ Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais discernir qual é a vontade de Deus(…).”(Rm 12,2). O mundo com suas seduções, tenta a todo instante convencer-nos de que ele é possuidor da verdade. Ele prega uma completa inversão de valores.
Aquilo que é certo é apresentado como errado e o que é errado é apresentado como certo. Na ótica mundana, as piores mentiras que a razão humana pode criar são defendidas como verdades incontestáveis. Somos constantemente bombardeados por essa mentalidade paganizada, que evidencia e aclama o poder, o ter e o prazer como “objetivos” que devem ser postos em primeiro lugar, o seu lema anti-evangélico é: “domine tudo e a todos, possua cada vez mais, curta e goze a vida aqui e agora!!” Ao passo que os valores do Evangelho são desprezados.
A grande arma, nesses tempos de luta, que nós temos para empreender este combate é aquela que S. Paulo nos orientou anteriormente, chama-se: renovação da nossa maneira de pensar e julgar, ou seja , uma renovação da mentalidade.
A experiência com Deus nos ensina que nós precisamos romper com as barreiras do preconceito, quebrar os nossos conceitos pessoais, o vinho novo deve ser posto em odres novos(cf Lc 6,38), nós devemos ser vasos novos para acolher diariamente a Boa Nova do Evangelho. É impossível agradar a Deus sem uma mudança de vida, que começa pela mudança de mentalidade. Esse é o cerne da conversão.
O Espírito Santo é o grande autor da obra de conversão . Ele é capaz de transformar a nossa velha maneira de pensar e agir. “Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Paráclito(…). É O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece.”(Jo 14,16-17).
Contra as mentiras com as quais o mundo vem tentando nos persuadir, temos um defensor: O Espírito da Verdade.
Por isso, o cristão tem a extrema necessidade de um Pentecostes permanente. Para permanecer nos caminhos de Deus com o olhar fixo em Jesus se faz necessário experimentar sempre a efusão do Espírito Santo.
Nos diz S. Lucas nos atos dos apóstolos: “chegando o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”(At2,1). Re-unir significa unir outra vez, ou seja, os apóstolos estavam unidos num espírito de unanimidade mais uma vez.
E essa união não era simplesmente uma habitação simultânea no mesmo espaço físico, mas sem sombra de dúvida era uma manifestação de uma verdadeira comunhão de almas. Eles traziam em seus corações diversos sentimentos em comum. Dentre eles, um era singular: o sentimento de unidade.
Apesar das tribulações e perseguições que temiam sofrer, eles sabiam que um reino dividido entre si é um reino vencido. Eis a condição para que aconteça um Pentecostes permanente em nossas vidas: UNIDADE!!!
Por isso peçamos ao Senhor que nos conceda o dom da Fortaleza e o dom da Sabedoria para que assim, nossas decisões e projetos, iluminados pela luz irradiante do Espírito Santo, concorram para o espírito de unidade, a fim de que as nossas vidas correspondam à súplica sacerdotal de Jesus ao Pai: “não rogo somente por eles mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. PARA QUE TODOS SEJAM UM”. (Jo 20-22a)

Ir. Felix Cativo de Jesus Hóstia
Religioso da Fraternidade O Caminho
Fraternitas Mãe dos Pobres

Nenhum comentário:

Postar um comentário