segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Para ser Suas esposas



A vida das Carmelitas Descalças nasce da chamada de Deus, edifica-se em Cristo, através do dom do Espírito Santo dado a Teresa de Jesus e João da Cruz. Vivem este carisma como fraternidades orantes ao serviço da Igreja, comunicando com a vida a experiência de amizade e intimidade com o Senhor. Irmãs de Maria, as Carmelitas aprendem dela a colher e fazer presente Jesus, para continuar a tornar visível a realidade da Sua encarnação no mundo.

A vida do Carmelo é um viver para Deus, buscando-O sobre todas as coisas

"A vocação das Carmelitas Descalças é um dom do espírito, que as convida a uma “misteriosa união com Deus” vivendo em amizade com Cristo e em intimidade com a Bem Aventurada Virgem Maria; a oração e a imolação fundem-se vivamente com um grande amor a Igreja.

Por isso, em virtude de sua vocação, estão chamadas à contemplação, tanto na oração como na vida. Este compromisso de viver em contínua oração nutre-se com a fé, a esperança e, sobretudo com o amor de Deus. Desta maneira, com um coração puro, puderam conseguir a plenitude da vida em Cristo e dispor-se a receber a abundância dos dons do espírito.

Por exigência do carisma Teresiano, a oração, a consagração e todas as energias de uma Carmelita Descalça, devem estar orientadas para a salvação das almas. Chamadas a viver “em obséquio de Jesus Cristo servindo-o fielmente com puro coração e reta consciência,” as Carmelitas propõem-se seguir os conselhos evangélicos com toda a perfeição possível. Para tal fim comprometem-se de coração a se doarem “totalmente e sem partilhas Aquele que é nosso Tudo”; a “imitar a Cristo em todas as coisas, conformando-se a sua vida que devem meditar para saber imitá-la”; e a “resolver-se desde o principio, com determinação a seguir o caminho da cruz, pois o mesmo Senhor mostrou ser esta a estrada da perfeição”.

A vocação do Carmelo na Igreja e a peculiar forma de vida instaurada e testemunhada por Santa Teresa de Jesus exigem daquelas que, acolhendo o chamado divino, desejam abraçá-lo, determinem-se firmemente a seguir os conselhos evangélicos “com toda a perfeição possível”, em prol das necessidades da Igreja, dentro de uma pequena comunidade bem arraigada na solidão, na oração e na abnegação". (Cf. Constituições)

Se você sente o chamado divino a tomar a atitude de abraçar o mundo na montanha do Carmelo, como tantas jovens hoje que optaram a estar escondidas com Cristo em Deus nos Carmelos do Brasil, procure um sacerdote, ou entre em contato com um dos Carmelos, mande um e-mail, envie uma carta, e sobretudo ore o seu chamado.

Aquele que a chama, chama-a porque a ama. Sentir o desejo de iniciar a aventura carmelitana já é uma grande graça. Mas é preciso decidir-se. Estaremos orando por você e as portas do Carmelo abrem-se para aquelas que Deus verdadeiramente enviou.


Uma jovem que deixa a sua casa para ingressar no Carmelo tem seu lugar na família ocupado pelo próprio Cristo. Além disso, ao abraçar o Carmelo, em Deus, que em tudo se faz presente, leva todos consigo e a todos abraça com seu amor e sua doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário